Montamos um projeto para ser desenvolvido com os alunos do 1º ao 5º ano. O tema do projeto foi: Quem sou eu? Quem é você?
Como estou trabalhando com o 1º ano, detonei o projeto partindo do nome de cada um.
Como estou trabalhando com o 1º ano, detonei o projeto partindo do nome de cada um.
As atividades desenvolvidas com o nome de cada criança foram:
- Pesquisar a história do nome (qual foi o motivo dos pais terem escolhido aquele nome para a criança). Socializar a pesquisa fazendo leitura em voz alta para que todos os alunos ouçam.
- Pesquisar a história do nome (qual foi o motivo dos pais terem escolhido aquele nome para a criança). Socializar a pesquisa fazendo leitura em voz alta para que todos os alunos ouçam.

- Explorar com a classe a letra inicial do nome.Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra. Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome. Recortar e colar as palavras em folhas de ofício. Ler com a turma as palavras encontradas e conversar sobre os seus significados.
- Conhecer as letras e escrever seu nome através das letras móveis (alfabeto feito em cartolina ou outro material). Propor para as crianças em diferentes momentos de aula a utilização das letras para a tentativa da escrita de seus nomes, nome dos colegas, professora etc.
- Pintar somente as vogais (ou consoantes) encontradas no nome.
- Brincadeira do senhor caçador "Senhor caçador preste bem atenção, não vai se enganar quando o gato miar" (mostrar o nome da criança que deverá miar).
- Fazer diariamente os Ajudantes do Dia e a Chamadinha.
- Eu levei para sala as minhas Certidões de Nascimento e Casamento, Carteiras de Identidade e Habilitação. As crianças ficaram empolgadas, pois eu fui mostrando meus documentos e falando para elas em que momentos de nossas vidas cada documento é adquirido, sua importância e também respondendo às perguntas (curiosas) delas. Cada criança, com a ajuda dos familiares, criou a sua identidade.
- Jogo de Memória do Nome: Cada criança deverá levar uma foto 3x4. Fazer dois cartões para formar os pares do jogo. Um cartão com o nome e o outro com a foto da criança. O objetivo do jogo é formar os pares (nome e foto).
- Outras atividades:
- Conhecer as letras e escrever seu nome através das letras móveis (alfabeto feito em cartolina ou outro material). Propor para as crianças em diferentes momentos de aula a utilização das letras para a tentativa da escrita de seus nomes, nome dos colegas, professora etc.
- Pintar somente as vogais (ou consoantes) encontradas no nome.

- Fazer diariamente os Ajudantes do Dia e a Chamadinha.
- Eu levei para sala as minhas Certidões de Nascimento e Casamento, Carteiras de Identidade e Habilitação. As crianças ficaram empolgadas, pois eu fui mostrando meus documentos e falando para elas em que momentos de nossas vidas cada documento é adquirido, sua importância e também respondendo às perguntas (curiosas) delas. Cada criança, com a ajuda dos familiares, criou a sua identidade.
- Jogo de Memória do Nome: Cada criança deverá levar uma foto 3x4. Fazer dois cartões para formar os pares do jogo. Um cartão com o nome e o outro com a foto da criança. O objetivo do jogo é formar os pares (nome e foto).
- Outras atividades:
atividades:








Nenhum comentário:
Postar um comentário